Dúvidas Frequentes

POR QUE INVESTIR EM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA??

A geração própria de energia através dos painéis fotovoltaicos possui inúmeras vantagens econômicas e ambientais. Dentre elas podemos facilmente citar:

1º – A principal fonte de energia utilizada pelo imóvel deixa de ser a rede pública e passa a ser o sol, fonte gratuita e inesgotável de energia.

2º – A pessoa se torna capaz de gerar a própria energia, reduzindo a um valor mínimo a conta de energia, protegendo-se de possíveis aumentos de tarifa.

3º – O retorno do investimento para instalação dos painéis solares ocorre em cerca de 06 anos, enquanto que as placas tem uma vida útil de mais de 25 anos.

4º – A instalação do sistema fotovoltáico não significa o desligamento do imóvel da rede pública de energia e assim não traz prejuízos para o bem. Pelo contrário, estudos do laboratório Berkley (laboratório da Universidade da Califórnia nos EUA) apontam para um aumento médio de 6% o valor de venda do imóvel. Fora que o proprietário também pode fazer a opção de transportar o sistema para um outro local.

5º – A utilização dos sistemas fotovoltaicos ajuda a proteger nosso meio ambiente ao diversificar a matriz energética brasileira e com isso tornar o Brasil menos dependente de hidroelétricas, energia fóssil (exemplo das termoelétricas) e mesmo da energia nuclear. Não podemos nos dar ao luxo de continuar inundando grandes áreas para a criação de hidroelétricas, reservar água para a geração de energia quando pessoas passam sede, desmatar florestas para gerar eletricidade através da queima e muito menos ceder aos riscos inerentes às usinas nucleares.

QUAL O PAYBACK (TEMPO DE RETORNO) DO MEU INVESTIMENTO?

O tempo de retorno do investimento em energia solar depende principalmente de dois fatores: as tarifas de energia aplicáveis ao imóvel e a disponibilidade de radiação solar da região. Hoje em dia esse tempo de retorno gira em torno de 06 anos, podendo ser menor para a região nordeste.

QUAIS INCENTIVOS FEDERAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS, TEREI DIREITO?

Alguns estados hoje em dia já dão isenção de ICMS sobre a energia consumida e a tendência é que todos os estados da União sigam por esse caminho, além disso há a isenção de impostos sobre todos os componentes necessários para a instalação de uma sistema solar fotovoltaico quando são vendidos juntos em um Kit Solar.

O Brasil já reconheceu a importância da energia fotovoltaica e com isso todas as unidades federativas estão tomando ações para incentivar o brasileiro a aderir ao uso dessa energia, pois é mais barato para a nação que a população passe a contribuir para a geração de energia que deixar para o Estado toda a responsabilidade de fazer e gerir as obras necessárias para atender ao sempre crescente consumo de energia.

SISTEMA SOLAR VALORIZA O MEU IMÓVEL?

Com certeza! O sistema solar é instalado integrando-se à rede pública de distribuição de energia o que possibilita sua remoção sem causar danos ao imóvel em si. Fora isso alguns estudos como os realizados pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos da América, indicam que imóveis com sistemas de energia própria apresentam, em média, um aumento de até 6% no seu valor de venda, comparando com imóveis semelhantes sem o sistema de geração de energia própria.
O sistema pode inclusive ser vendido em conjunto ou separadamente!

COMO FUNCIONA UM SISTEMA DE ENERGIA SOLAR?

Os sistemas de energia solar possuem dois componentes principais, os painéis fotovoltaicos e os inversores interativos. Os painéis tem a função de transformar a radiação do Sol em energia elétrica e o segundo trata essa energia, a adequando com o padrão da rede, e a envia para a rede elétrica. Esse sistema gera durante o dia e envia essa energia para a rede elétrica (quando a energia é enviada para a rede o contador de energia gira no sentido contrário), então os aparelhos de casa consomem a energia da rede (girando o contador no sentido normal), no final do mês se a residência tiver gerado mais energia que consumido ela ganha esse excedente como um crédito na companhia de distribuição.

É importante entender que no dimensionamento do sistema de energia solar é previsto que alguns meses o consumo será maior que a geração e em outros ocorrerá o contrário, sendo que essa diferença entre geração e consumo tende a ser nula para uma média anual.

COMO É FEITO O PROJETO DA MINHA RESIDÊNCIA?

O projeto será feito em duas etapas: uma preliminar e mais simplificada e uma final específica e individualizada para cada imóvel.

Na primeira serão colhidos dados iniciais, como consumo e localização do imóvel, para se ter uma ideia do tamanho e custo do sistema indicado para o imóvel. Essa primeira etapa é realizada gratuitamente pela YellowGreen e serve de base para a próxima etapa.

Na segunda etapa uma equipe visitará o local para verificar espaço disponível, melhor localização e inclinação para os painéis, nível de exposição solar diária e possível necessidade de adequação da rede pública e da estrutura física de instalação. Para com isso produzir um projeto final trabalhado em cima da realidade específica do imóvel estudado.

CONSIGO ZERAR MINHA CONTA DE LUZ?

A “conta de luz” não cobra somente a energia consumida pelo cidadão, ela engloba também os gastos relativos ao funcionamento da concessionária de energia e ao gerenciamento e manutenção da rede pública de distribuição de energia.

Como o Sistema fotovoltaico não retira o imóvel da rede pública de distribuição, portanto não será capaz de reduzir à zero a conta de energia. No entanto, poderá reduzir a conta até o valor mínimo cobrado pelas distribuidoras, valor que é cobrado mesmo que não haja consumo de energia.

A Resolução 456/2000 da ANEEL estabeleceu os valores mínimos para cada perfil de unidade consumidora residencial. Para as unidades monofásicas* e bifásicas com dois condutores, o valor em moeda corrente será o equivalente a 30 kWh, mesmo que não haja consumo. Para as unidades bifásicas* a cobrança mínima será equivalente a 50 kWh, e para as unidades trifásicas o valor corresponderá a 100 kWh.

É POSSÍVEL DESCONECTAR A MINHA RESIDÊNCIA DA REDE DE ENERGIA E FICAR INDEPENDENTE?

A total independência energética é possível através de um sistema autônomo que congrega módulos fotovoltaicos e baterias super projetadas. Tais baterias precisam ser capazes de captar e armazenar a energia gerada, de maneira a evitar o desperdício e possibilitar o uso da energia mesmo quando a mesma não estiver sendo gerada (normalmente recomenda-se que o sistema seja projetado para garantir energia por até 03 dias sem geração).

Vale alertar que o alto custo dos itens, em especial das baterias, necessários a esse sistema autônomo atualmente inibe a implementação de tais projetos, pois ainda é muito mais barato manter-se conectado à rede pública e pagar os custos mínimos da concessionária de energia para que a rede pública funcione no lugar das baterias e como um backup de geração de energia.

O SISTEMA DE ENERGIA SOLAR PRODUZ ALGUM BARULHO OU TIPO DE RUÍDO?

A energia fotovoltaica surge da transformação de radiação solar em energia elétrica, método que não depende da combustão ou da agitação de matéria. Assim não emite ruídos ou gases poluentes.

QUAL A DURABILIDADE DO SISTEMA?

Os módulos fotovoltaicos, artigos mais caros do sistema, têm a durabilidade acima dos 30 anos, entretanto alguns equipamentos têm que ser trocados com menos tempo. Por exemplo os inversores interativos têm a vida útil de aproximadamente 12 anos.

QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O PLANETA?

Para entender como a utilização da energia solar fotovoltaica traz benefícios para o planeta, primeiro precisamos reconhecer que o consumo de energia elétrica pelo ser humano é hoje inerente a própria organização do homem em sociedade. Com isso, chegamos facilmente a conclusão que tal consumo tende a sempre aumentar, seja porque a população do planeta continua crescendo ou porque nosso conforto exige cada vez mais energia.

Logo o ser humano precisa constantemente expandir sua geração de energia e é aqui que a energia solar fotovoltaica apresenta uma diferença: pois sendo uma energia limpa (não gera resíduos na sua produção) e renovável (utiliza matéria prima que não necessita intervenção humana e nem se extinguirá: a radiação oriunda do sol) por excelência, é capaz de gerar energia elétrica sem causar o menor dos danos ao meio ambiente.

Hoje é imprescindível que cada vez mais pessoas adiram ao uso da energia solar fotovoltaica, para mitigar os danos ambientais causados pelo dia-a-dia e impedir novas atitudes danosas. Que o crescimento do consumo de energia elétrica seja atendido através de uma energia limpa e renovável por excelência, ao invés da queima de material orgânico em termoelétricas; da inundação de grandes áreas de floresta ou mesmo de cidades para a construção de hidroelétricas; ou da dependência de usinas nucleares.

POR QUE AS CÉLULAS SOLARES NORMALMENTE SÃO AZUIS?

Os módulos solares são normalmente feitos com células de silício cristalino e dentre as cores possíveis para a célula, o azul é a que apresenta maior eficiência de captação e energia solar. Na verdade, essas fatias de silício possuem coloração cinza-fosco e acabam com a coloração azul na última etapa de sua produção, ao receberem uma camada anti-reflexiva composta normalmente de nitrato de silício.

COMO EU FAÇO A NOITE QUANDO NÃO HÁ SOL?

Para as pessoas que optaram pelo sistema fotovoltaico convencional ou misto, nos períodos sem sol será utilizada energia oriunda da rede pública. Vale lembrar que nesse sistema toda a energia gerada de dia e não utilizada pelo imóvel retorna à rede pública e serve como crédito para o imóvel gerador.
Já quem instalou um sistema autônomo dependerá da energia armazenada pelas baterias para continuar gozando de energia elétrica.

EM DIAS NUBLADOS O MÓDULO FOTOVOLTAICO GERA ENERGIA?

Ao contrário do que nos diz o senso comum, os módulos fotovoltaicos trabalham com a radiação advinda do sol e não necessariamente com a iluminação. Assim, a geração de energia ocorre mesmo em dias nublados ou com chuva, variando apenas de intensidade.